CIOB

PROU

PROU – Projeto de Reciclagem de Óleo Usado

Visando o  benefício do Meio Ambiente e a educação ambiental de nossos alunos, o CIOB hoje é um ponto de coleta de óleo de cozinha usado; Todos os anos nos são entregues centenas de litros deste material, cujo destino seria anteriormente a rede de esgoto ou o solo dos terrenos da região.

 Mais de 200 milhões de litros de óleos usados por mês vão para os rios e lagos comprometendo o meio ambiente de hoje e do futuro.
Hoje o óleo é o maior poluidor de águas doces e salgadas das regiões mais adensadas do Brasil.
Embora o óleo represente uma porcentagem ínfima do lixo, o seu impacto ambiental é muito grande. Apenas um litro de óleo é capaz de esgotar o oxigênio de até 20 mil litros de água, formando, em poucos dias, uma fina camada sobre uma superfície de 100 m2, o que bloqueia a passagem de ar e luz, impedindo a respiração e a fotossíntese.
Outro ponto importante em relação ao uso de óleo é a maneira como ele é jogado fora. Jogá-lo pela pia, além de entupir a rede, é prejudicial ao meio ambiente. Há quem fale em colocar o resíduo dentro de uma garrafa plástica e jogá-la no lixo. No entanto essa não é a melhor solução, pois, em caso de vazamento, o resíduo pode contaminar águas subterrâneas. O mesmo pode acontecer quando o óleo é jogado diretamente no solo.

Para evitar as conseqüências do descarte errado do óleo, basta colocá-lo em garrafa Pet com o auxílio de um funil e levá-la para uma das unidades do CIOB. Este material será recolhido por empresa especializada que promoverá sua reciclagem, transformando-o em produtos de limpeza. PARTICIPE E SEJA VOCÊ TAMBÉM UM AGENTE PROMOTOR DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE!

Para maiores informações entre em contato com o C3.