Ensino Fundamental 2

Unidades: C3

Turmas: 6º ao 9º ano

Horários: Manhã - das 7:30h às 12:00 h / Tarde - das 13:00h às 17:30h

Na segunda fase do Ensino Fundamental é crucial a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, sendo explorada a criatividade, o conhecimento adquirido fora da escola e o domínio da leitura, escrita e cálculo, a valorização e a manutenção do meio ambiente natural e social, o uso das artes, o exercício do corpo e da mente, o estímulo à curiosidade e a sua canalização à pesquisa e a socialização.

Além das aulas, são realizados projetos interdisciplinares através dos quais os alunos são levados a experimentar múltiplas interações com o meio e com outros indivíduos, e a desenvolver um espectro de competências, explorando a pluralidade das inteligências e atuando além das áreas lógico-matemática e lingüística.

A preocupação da escola com a formação dos valores pessoais de cada aluno fez com que fosse implantada a disciplina Orientação para Cidadania, onde são trabalhados assuntos como família, respeito ao próximo, direitos e deveres, bullying, drogas, sexo, política, discriminação, violência e outros temas atuais do cotidiano de nossos jovens.

Como apoio ao aprendizado, a escola oferece os Plantões Tira-Dúvidas, horário semanal extra onde um professor de cada disciplina fica à disposição dos alunos para esclarecer suas dúvidas; Biblioteca com Internet, um estímulo à leitura e à pesquisa; e os laboratórios da escola. No Laboratório de Informática os alunos aprendem  ferramentas úteis para sua vida escolar e no mercado de trabalho (até o 9º ano). Já no Laboratório de Química, complementam o aprendizado desta e de outras disciplinas através de demonstrações e experimentações (a partir do 9º ano).

Para a promoção do exercício do corpo e da mente, a escola estimula a prática de esportes através da disciplina Educação Física nos Jogos de Inverno (evento fixo em nosso calendário), na participação em competições esportivas fora da escola, e nas modalidades oferecidas aos alunos a partir do 8º ano, visando aproveitar as habilidades e afinidades de cada um: handebol, voleibol, futsal, judô e ritmos (as modalidades estão sujeitas a disponibilidade de horário de cada aluno). Além disso, a escola mantém sua Banda Marcial, prática musical com socialização, cooperação e civismo.

O desenvolvimento e rendimento dos estudantes são acompanhados pelas Orientadoras Educacionais, que promovem a integração entre a escola e a família, fundamental para o sucesso da vida escolar de cada aluno. Esta interação se faz através de reuniões periódicas e também exclusivas, com atendimento individualizado de alunos e seus responsáveis.